Fui desafiada a criar um estudo de caso para a Cabify como forma de avaliação para participar da Ironhack promovida pela empresa.

Haviam dois desafios descritos abaixo:

Nascida em 2011, a Cabify conecta usuários particulares e empresas com as formas de transporte que melhor atendem às suas necessidades. 
Imagine uma situação hipotética onde a empresa quer mudar ou adicionar duas funcionalidades do aplicativo para melhorar a experiência do usuário. Eles contrataram você para fazer isso.

Entregáveis:
Precisamos que você conduza pesquisas com usuários para entender os possíveis problemas/e ou melhorias que possam existir dentro do aplicativo da Cabify;
Crie um fluxo completo de wireframes navegáveis (média ou alta fidelidade) para a solução usando Marvel, POP, ou Invision;
Nos mande por meio de uma apresentação todo o processo feito para chegar na solução.

Iniciei então a documentação do case:

Evidência: pesquisa quantitativa com 48 pessoas através de formulário. 19% relataram ter sofrido assédio em um app de transporte e 68% dizem tomar medidas de segurança ao pedir um carro.

Insight: ter uma opção para passageiras pedirem apenas motorista mulher.

Hipótese: ter a opção de motorista mulher traz maior sensação de tranquilidade, conforto e segurança contra assédio e violência.

⚠️
Aviso de gatilho: os slides a seguir vou falar sobre assédio sexual e isso pode ser gatilho para algumas pessoas

Pesquisa quantitativa

Disparei uma pesquisa entre amigos, pelo Whatsapp, com 11 perguntas, para entender sobre o sentimento de segurança e as medidas tomadas ao usar aplicativos de transporte.

Apresento a seguir um recorte dos gráficos que julguei mais importantes para a feature que mostrarei. 

Para ver as respostas completas acesse esse link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_iHbknYV9hZSqjPv9xOuQMAOURhiwUq7imEe-wFmhPY/edit?usp=sharing

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Como você se identifica?. Número de respostas: 48 respostas.
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Em que situações você mais usa aplicativo de transporte?. Número de respostas: 48 respostas.
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Você toma medidas de segurança quando pede um carro através de aplicativos de transporte?. Número de respostas: 48 respostas.
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Você já sofreu assédio de motoristas de aplicativos de transporte?. Número de respostas: 48 respostas.

Análise dos dados coletados

Notícias: #MeuMotoristaAbusador

Página criada no Facebook e notícia sobre o caso

Em 2017 uma escritora denunciou ter sido estuprada por um motorista de app, ela criou a hashtag no Twitter que repercutiu com centenas de relatos de outras mulheres. A página no Facebook tem mais de 1.700 seguidores, o post que ela convida as mulheres a contarem suas histórias tem 4.300 curtidas:

https://twitter.com/hashtag/meumotoristaabusador

https://www.facebook.com/meumotoristaabusador/

https://www.instagram.com/p/BYWptNeh9yn/

ps: não encontrei ferramenta que contabilizasse o uso de #MeuMotoristaAbusador. Mas constatei que esteve em alta entre 28 de agosto a 10 de setembro de 2017.

Benchmark: 99

Notícia da 99 sobre suspensão do serviço de motorista mulher

A 99 começou oferecer a opção para escolher motorista mulher em 2016, mas foi descontinuada em 2018 sem explicações, com promessa de voltar em uma nova versão do app, mas ainda não aconteceu.
https://veja.abril.com.br/economia/aplicativo-suspende-opcao-de-escolher-motorista-mulher/

Protótipo

Colocando as usuárias no centro das minhas ideias de soluções e com muita empatia, acredito que podemos trazer mais segurança às motoristas e às passageiras da Cabify.

Traremos uma feature de volta ao mercado que foi abandonada por um dos maiores players e que hoje é de uso exclusivo de concorrentes menores, projetando um aumento de 33% de conversão.
https://marielmeira313329.invisionapp.com/public/share/PUWTNNQJ9

Métricas de acompanhamento

  • Satisfação das clientes – aumento do NPS
  • Aumento de mulheres instalando Cabify
  • Aumento de corridas realizadas, numa projeção de 33%

Outras sugestões de melhorias

  • Tive muitos problemas em conseguir um carro. Os motoristas dizem não receber chamadas, mas muitas das minhas tentativas foram frustradas.
  • Tive problemas com localização no mapa. Um motorista comentou que a Cabify é o app que tem o mapa mais preciso, mas na minha corrida ele ficou parado uns 100m a frente. Não coloquei o endereço exato, usei o GPS.
  • Seria de grande impacto para a reputação da empresa e melhoria na satisfação das passageiras uma ação de conscientização dos motoristas homens sobre assédio.
  • Revisão de textos PT_BR no app. Encontrei vários textos em espanhol e/ou português de Portugal, o que pode dificultar a compreensão de algumas pessoas.

Leia também o meu estudo de caso sobre melhorias na Central de Ajuda da Cabify

Deixe um comentário