Durante a semana de inovação no Grupo ZAP criamos uma hipótese de que oferecer a experiência da busca por imóveis através de um mapa traria mais satisfação e melhor usabilidade aos usuários do que apenas a visualização por lista, como é hoje no portal do ZAP Imóveis.

Fiz entrevista com usuários que já haviam feito busca por um imóvel, tanto para venda como para aluguel e utilizaram a Internet para essa busca, descobrimos que todos eles ao encontrar um anúncio copiavam o endereço do imóvel e usavam o Google Maps para saber a localização exata daquele imóvel. Isso trouxe um embasamento forte de que essa solução traria um problema que os usuários enfrentam hoje no portal.

Na pesquisa de benchmark foi constatado que muitos concorrentes usam essa funcionalidade como padrão ao receber as respostas na busca.

A ideia foi em 1 semana criar um protótipo dessa funcionalidade utilizando o Design System para agilizar esse processo. Apenas reorganizando e reaproveitando os componentes chegamos nesse resultado.

Usei um toggle button para facilitar o entendimento de que o mapa pode ser ligado e desligado. Ao rolar a página os filtros de busca que o usuário aplicou ficam fixos no alto dando visibilidade e autonomia para remover ou editar todos eles, alterando assim os resultados obtidos na busca e atualizando os pins que aparecem no mapa.

Este experimento ainda está em fase de teste e não foi implementado para 100% dos usuários. Uma das métricas que vamos utilizar para saber se está havendo adesão e satisfação com essa funcionalidade será acompanhar o liga/desliga do botão para a visualização em modo Mapa e também a interação com cada anúncio: envio de mensagens, clique em fotos, favoritos, etc.

Protótipo no Sketch

Abaixo é possível ver as telas do protótipo com maior detalhe:

Comentários

Essa ferramenta de visualização dos anúncios pelo mapa é essencial para a busca de imóvel! Inclusive, pelo app é possível, mas infelizmente acessando o site pelo pc não há essa opção… Seria ótimo se o grupo zap adotasse a busca pelo mapa!!!

Deixe um comentário